Qual a diferença entre Concurso e Processo Seletivo?

0
916

Qual a diferença entre Concurso e Processo Seletivo |

Um dos grandes atrativos para ingresso no serviço público é a estabilidade que o funcionário adquire após o estágio probatório. No entanto, é interessante observar que nem todas as formas de entrada garantem esta segurança ao servidor. Neste contexto, é importante saber qual a diferença entre Concurso e Processo seletivo.

Mas afinal, qual a diferença entre Concurso e Processo Seletivo?

O Processo Seletivo é realizado para atender demandas temporárias de recursos humanos, com a prerrogativa de excepcional interesse público. Ocorre em situações em que é necessário, por exemplo, substituir provisoriamente um servidor efetivo que está de licença (capacitação, qualificação, maternidade e outras) ou por algum motivo está afastado ocasionalmente.

A diferenciação entre Concurso Público e Processo Seletivo é fundamental para a compreensão deste cenário.

Estabilidade no serviço púbico diferencia o concurso do processo seletivo

Neste contexto, o Processo Seletivo é fundamentado em contrato de trabalho temporário e não pode exceder dois anos. A seleção é feita em formato mais simples e ágil, pois visa preencher uma lacuna momentânea.

Já o Concurso Público, a estabilidade é adquirida após o estágio probatório, de até 36 meses.  As vagas ofertadas via concurso são voltadas para preencher cargos efetivos que foram criados ou com o objetivo de substituir servidores que aposentaram, faleceram ou estão afastados de forma definitiva das atividades profissionais.

Considerando as situações que diferenciam o concurso do processo seletivo, é correto afirmar que uma mesma instituição pode utilizar os dois modelos de ingresso no serviço público. Seja para atender demandas mais urgentes ou até mesmo para preencher vagas permanentes.