Serviço de Informação ao Cidadao da UFT

Concurso Tribunal de Justiça Paraná – Últimos dias de inscrição

Concurso Tribunal de Justiça Paraná – Confira informações sobre vagas, remuneração e inscrição no concurso TJ-PR

concurso tribunal de justica paranaConcurso Tribunal de Justiça Paraná (TJ-PR) – Estão abertas as inscrições para o concurso TJ-PR. São 100 vagas e salário de R$ 5.516 acrescido de benefícios como auxílio alimentação e auxílio saúde. Confira todas as informações aqui.

Inscrições Concurso Tribunal de Justiça Paraná

Os candidatos interessados em participar do concurso Tribunal de Justiça Paraná devem fazer a inscrição até às 23 horas do dia 21 de fevereiro de 2017.

Para participar do concurso é necessário fazer o cadastro no site do TJ-PR (https://www.tjpr.jus.br/concursos-e-estagios ) e pagar a taxa de R$ 100.

Concurso Tribunal de Justiça Paraná – Quem pode participar

concurso-tribunal-de-justica-paranaOs interessados em concorrer a uma das vagas no concurso Tribunal de Justiça Paraná deve ter como requisito de escolaridade o certificado de conclusão de Ensino Médio, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC.

Também é necessário que os candidatos tenham a partir de 18 anos.

 

Vagas concurso Tribunal de Justiça Paraná

O concurso do TJ-PR oferece 100 vagas no total. São 40 vagas para a região metropolitana de Curitiba e 60 para as comarcas do interior do Paraná. A lista completa das cidades com vagas no concurso Tribunal de Justiça Paraná está disponível no final do artigo.

Vale ressaltar que além das vagas ofertadas, há formação de cadastro de reserva, ou seja, mais candidatos podem ser chamados além das vagas no concurso Tribunal de Justiça Paraná.

 

Provas no concurso Tribunal de Justiça Paraná

A data exata para a aplicação das provas ainda não foi definida. O TJ-PR informou apenas que as provas concurso Tribunal de Justiça Paraná serão aplicadas no 3º trimestre de 2017.

A informação sobre a data das provas do concurso TJ-PR será divulgada com pelo menos 30 dias de antecedência.

Mas já é possível afirmar que a prova terá duração máxima de cinco horas, com 60 questões objetivas (múltipla escolha)  e 1 (uma) questão discursiva. Para as provas objetivas do concurso Tribunal de Justiça haverá questões das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa – 20 questões
  • Matemática – 15 questões
  • Noções de Direito e Legislação – 15 questões
  • Informática – 5 questões
  • Atualidades – 5 questões

Cada questão tem valor igual a 1 (um) ponto. A classificação final do concurso Tribunal de Justiça Paraná considerará os candidatos que alcancem nota igual ou superior a sessenta 60 pontos.

Já a única questão discursiva (aberta)  do concurso TJ-PR é da disciplina de Língua Portuguesa e valerá 40 pontos.

 

O que estudar para o concurso TJ-PR

concurso-tribunal-de-justica-parana-2017

Uma das opções para estudos para o concurso Tribunal de Justiça Paraná é por meio de apostilas. A Apostilas Solução disponibiliza todo o conteúdo exigido no concurso TJ-MG. O Concursos em Pauta indica a leitura do material.

Abaixo, relacionamos todo o conteúdo programático exigido no concurso.

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e interpretação de textos, com razoável grau de complexidade; Reconhecimento da finalidade de textos de diferentes gêneros; Localização de informações explícitas no texto; Inferência de sentido de palavras e/ou expressões; Inferência de informações implícitas no texto e das relações de causa e consequência entre as partes de um texto. Distinção de fato e opinião sobre esse fato. Interpretação de linguagem não verbal (tabelas, fotos, quadrinhos etc.). Reconhecimento das relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, preposições, locuções etc. Reconhecimento das relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade. Identificação de efeitos de ironia ou humor em textos variados. Reconhecimento de efeitos de sentido decorrentes do uso de pontuação, da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos, de campos semânticos, e de outras notações. Identificação de diferentes estratégias que contribuem para a continuidade do texto (anáforas, pronomes relativos, demonstrativos etc.). Compreensão de estruturas temática e lexical complexas. Ambiguidade e paráfrase. Relação de sinonímia entre uma expressão vocabular complexa e uma palavra.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros fracionários e decimais. Conjuntos e funções. Progressões aritméticas e geométricas. Logaritmos. Porcentagem e juros. Razões e proporções. Medidas de tempo. Equações de primeiro e segundo graus; sistemas de equações. Relações trigonométricas. Formas geométricas básicas. Perímetros, área e volume de figuras geométricas. Raciocínio lógico e noções de função exponencial. Matemática financeira.

NOÇÕES DE DIREITO E LEGISLAÇÃO

Constituição do Estado do Paraná, Estatuto dos Servidores do Poder Judiciário do Paraná, Regimento Interno do TJPR, Regulamento do TJPR, Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Paraná, Código de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Paraná e Leis dos Fundos do Poder Judiciário do Estado do Paraná. Constituição Federal – dos Princípios Fundamentais (Título I); dos Direitos e Garantias Fundamentais (Titulo II): dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (Capítulo I), dos Direitos Sociais (Capítulo II); da Organização do Estado (Título III): Da administração pública (Capítulo VII): Disposições Gerais (Seção I), dos servidores públicos (Seção II); da Organização dos Poderes (Título IV). Código de Processo Civil – dos Atos Processuais (Livro IV): da Forma, do Tempo e do Lugar dos Atos Processuais (Título I), da Comunicação dos Atos Processuais (Título II), das Nulidades (Título III), da Distribuição e do Registro (Título IV); Juizado Especial Cível (Lei nº 9.099/1995). Código de Processo Penal – do Processo em Geral (Livro I): Disposições Preliminares (Título I), do Inquérito Policial (Título II), da Ação Penal (Título III), do Juiz, do Ministério Público, do Acusado e Defensor, dos Assistentes e Auxiliares da Justiça (Título VIII); do Juizado Especial Criminal (Lei nº 9.099/1995). Estatuto da Criança e do Adolescente.

INFORMÁTICA

Conceitos básicos e fundamentais sobre processamento de dados. Componentes funcionais (hardware e software) de computadores. Periféricos e dispositivos de entrada, saída e armazenamento de dados. Conceitos básicos sobre Sistemas Operacionais. Características dos principais Sistemas Operacionais do mercado. Funções dos principais softwares aplicativos: editores de texto, planilhas eletrônicas, navegadores e correio eletrônico. Conceitos básicos de Internet e Intranet. World Wide Web, padrões da tecnologia, Web. Conceitos básicos de segurança de informação. Sistemas de backup, tipos de backup e recuperação de backup. Sistema antivírus. Segurança na Internet. Firewall. Buscadores e indexadores de informações na Internet.

ATUALIDADES

Noções gerais sobre temas da vida econômica, política e cultural do Paraná, do Brasil e do Mundo. O debate sobre as políticas públicas para o meio ambiente, saúde, educação, trabalho, segurança, assistência social e juventude. Ética e Cidadania. Aspectos relevantes das relações entre os Estados e Povos.

 

Distibuição das vagas por comarcas no concurso TJ-PR

A Comarca da Região Metropolitana de Curitiba:

  • a) Foro Central (Curitiba);
  • b) Foro Regional de Almirante Tamandaré;
  • c) Foro Regional de Araucária;
  • d) Foro Regional de Campina Grande do Sul;
  • f) Foro Regional de Campo Largo;
  • g) Foro Regional de Colombo;
  • h) Foro Regional de Fazenda Rio Grande;
  • i) Foro Regional de Pinhais;
  • j) Foro Regional de Piraquara;
  • k) Foro Regional de São José dos Pinhais.

Comarcas do interior do Estado do Paraná

Alto Paraná, Alto Piquiri, Altônia, Ampére, Andirá, Antonina, Apucarana, Arapongas, Arapoti, Assaí, Assis Chateaubriand, Astorga, Bandeirantes, Barbosa Ferraz, Barracão, Bela Vista do Paraíso, Bocaiúva do Sul, Cambará, Cambé, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Cantagalo, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Carlópolis, Cascavel, Castro, Catanduvas, Centenário do Sul, Cerro Azul, Chopinzinho, Cianorte, Cidade Gaúcha, Clevelândia, Colorado, Congonhinhas, Corbélia, Cornélio Procópio, Coronel Vivida, Cruzeiro do Oeste, Curiúva, Dois Vizinhos, Engenheiro Beltrão, Faxinal, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Grandes Rios, Guaíra, Guaraniaçu, Guarapuava, Guaratuba, Ibaiti, Ibiporã, Icaraíma, Imbituva, Ipiranga, Iporã, Irati, Iretama, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguapitã, Jaguariaíva, Jandaia do Sul, Joaquim Távora, Lapa, Laranjeiras do Sul, Loanda, Londrina, Mallet, Mamborê, Mandaguaçu, Mandaguari, Mangueirinha, Manoel Ribas, Marechal Cândido Rondon, Marialva, Marilândia do Sul, Maringá, Marmeleiro, Matelândia, Matinhos, Medianeira, Morretes, Nova Aurora, Nova Esperança, Nova Fátima, Nova Londrina, Ortigueira, Palmas, Palmeira, Palmital, Palotina, Paraíso do Norte, Paranacity, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Peabiru, Pérola, Pinhão, Piraí do Sul, Pitanga, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Porecatu, Primeiro de Maio, Prudentópolis, Quedas do Iguaçu, Realeza, Rebouças, Reserva, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Rio Branco do Sul, Rio Negro, Rolândia, Salto do Lontra, Santa Fé, Santa Helena, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Santo Antônio do Sudoeste, São Jerônimo da Serra, São João, São João do Ivaí, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, São Miguel do Iguaçu, Sarandi, Sengés, Sertanópolis, Siqueira Campos, Teixeira Soares, Telêmaco Borba, Terra Boa, Terra Rica, Terra Roxa, Tibagi, Toledo, Tomazina, Ubiratã, Umuarama, União da Vitória, Uraí, Wenceslau Braz e Xambrê.

 

Cristiano Alvarenga

Jornalista mineiro, natural de Uberlândia. Mestre em Comunicação pela Unesp e especialista em jornalismo de dados. Editor dos portais "Concursos em Pauta" e "Melhores do Enem".